Um Guia da Viagem.
Há quem goste de ‘ir às escuras’ ou ‘às apalpadelas’.
Pode ser engraçado, se formos acompanhados por alguém com conhecimento do local onde decidirmos passar as nossas férias.
Sem conhecimento do local,
uma visita facilmente se torna numa desilusão ou um poço de despesas e dinheiros mal-gastos. É melhor ter um guia, seja na forma escrita ou na forma de alguém com um mínimo de conhecimentos para proporcionar uma orientação sobre os locais a visitar durante uma viagem.
Fiz um Guia da Viagem
Fiz um guia da viagem a Marrocos, para melhor aproveitar o tempo e a despesa empenhada. Como sei que terei companhia na viagem :-D tornei o guia mais apelativo e acessível. Não é um guia exaustivo, longe disso, apenas apresenta as bases das coisas que iremos visitar, uma explicação das coisas, para melhor entender os contrastes e as razões de ser das paisagens e optimizar o tempo utilizado.
É que Marrocos é um país com uma história bastante antiga, mas sem monumentos de relevo mundial. O que mais sobressai na visita a Marrocos, penso eu, será o ambiente, ou melhor - a ambiência - aquela junção peculiar de cores (do céu, dos edifícios, dos tecidos), de cheiros (da terra, das especiarias e comidas, das pessoas) e de sons (do trânsito, do idioma, dos materiais de construção); tudo são coisas completamente diferentes daquilo a que estamos habituados.
Por este motivo, o guia e mais uma explicação das realidades que vamos visitar, do que uma apresentação de locais e de monumentos.
O guia tem o programa da viagem, uma explicação do meio físico e da história de Marrocos, uma explicação sobre alguns sítios a visitar, onde a explicação seja importante para a segurança ou seja essencial para aproveitar a visita a determinados locais.
Será entregue aos participantes, logo que se inscrevam na viagem.
Podem gostar das férias ou dos passeios que eu organizo, e após publicar itinerários e guias completos na internet, ninguém está privado de se inspirar nos ‘meus circuitos’ e de os replicar. Por já ter acontecido antes, e para não ser tão fácil que aconteça de novo, o Guia da Viagem a Marrocos não é distribuído no formato digital, apenas em papel, e directamente aos participantes inscritos ou confirmados.
Disponibilizo, no entanto, aqui alguns guias mais simples. São ‘apoios ao viajante’, para saberem o que esperar das vossas férias comigo…